BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

SEGUIDORES DO BLOG RIO GRANDE DO NORTE

EQUIPE

sexta-feira, 6 de julho de 2012

NOVA BANDEIRA DE BODÓ - RN


Lei municipal assinada dia 4 de maio pelo prefeito Francisco Avamar Alves, cria uma nova bandeira e o brasão das armas de Bodó. Segundo a lei a Bandeira Municipal será sempre hasteada nas datas comemorativas, nacionais, estaduais e municipais, ao lado esquerdo do Pavilhão Nacional. Já o Brasão de Armas será impresso nos papéis municipais marcando sua finalidade.

Outro artigo da lei estabelece que o Hino Municipal será executado e cantado em solenidades e eventos oficiais, públicos e nas escolas municipais obedecidas as determinações e normas legais nacionais, estaduais e municipais vigentes. Quanto a antiga bandeira, ela não será incinerada e devidamente arquivada como elemento histórico e de estudo.

A nova bandeira de Bodó será constituída de um retângulo em diagonais branco e azul sob um losango amarelo – simbolizando luz, sabedoria, riqueza, paz e harmonia; tendo, ao centro, o escudo do Município.

O Brasão das Armas será confeccionado no estilo alemão, 8 x 7 módulo, encimado por uma estrela branca – representando o poder Municipal. No campo, elementos simbólicos que caracterizam o município: o perfil de Serra ou Monte Santa Luzia sob um Céu de luz – reflete a fé a devoção a Santa Luzia e a religiosidade do povo bodoense; trilha da serra – turismo religioso, sócio-cultural e esportivo – atrativos de belezas naturais que o município dispõe e que encantam o visitante; carrinho – o potencial do seu subsolo onde está concentrada a maior reserva de scheelita da América Latina.

A faixa azul – representa o açude Bodó, cachoeira e outros mananciais de água que fertilizam as terras  propiciando-as a pecuária e a agricultura notadamente ao cultivo de mandioca e caju. No ângulo esquerdo, a família e moradias – representam as dezoito comunidades rurais, históricas e tradicionais existentes na região recebendo do governo municipal apoio, assistência sócio – cultural e econômica além, de garantir-lhes os direitos de cidadania. Galhos de cajueiro floridos e com frutos ladeiam o escudo. No listel azul em letras brancas – o topônimo do município e a data de sua emancipação política.

Ressaltando que a Bandeira de Bodó, foi retificada por Valeska Adelino a mesma jovem que criou a primeira Bandeira do município bodoense com a ajuda da Professora Anadite Fernandes da Silva que está escrevendo um livro que lançará pela Fundação José Augusto contando a História dos municípios do RN
FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE BODÓ-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou mossoroense, com muito orgulho. Sou Subtenente da RR da gloriosa e amada Polícia Militar

LINKS DE MOSSORÓ

CRIMES

TERRA POTIGUAR

ASPECTOS FISÍCOS, DEMOGRÁFICOS, GEOGRÁFICOS

ESPORTES DO RIO GRANDE DO NORTE

ESPORTES DO RIO GRANDE DO NORTE
ACESSE NESTE LOCAL OS 55 LINKS DESTACANDO O ESPORTE DO RIO GRANDE DO NORTE

RELIGIAO POTIGUAR

MAIS E MAIS

ZÉ E KATIA

ZÉ E KATIA